O que é PGRS (Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos)?

O gerenciamento de resíduos sólidos auxilia no descarte consciente, nas boas práticas para a coleta deles e na preservação do meio ambiente.

Porém, mesmo sendo regulamentado uma lei para que isso fosse cumprido, ainda observamos um longo caminho para que todos possam se conscientizar em relação à reciclagem.

Quer saber mais sobre a importância do PGRS? Então, continue lendo que vamos contar tudo para você!

O que é PGRS?

O Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos minimiza e identifica os desperdícios e ajuda a causar menos impacto na natureza.

Ele é considerado segundo a Lei nº 12.305/10, que institui o PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), como um conjunto de ações exercidas nas etapas de coleta, transporte, tratamento, destinação e disposição. E todos os órgãos licenciados precisam ter o PGRS para conseguir fazer a emissão de licenças e alvarás.

Dessa maneira, evita os riscos para a saúde das pessoas e também auxilia na reciclagem dos materiais.

O que diz a Lei nº 12.305/10?

A Lei nº 12.305/10 surgiu para educar a sociedade e os setores públicos e privados, no gerenciamento dos resíduos sólidos. Com isso, evitar os impactos ambientais pelo descarte inadequado de lixo.

Mesmo com o surgimento da lei, é observado que os resíduos sólidos ainda são descartados de forma inadequada.

Dessa forma, a lei enfrenta vários desafios para que todos os materiais descartados possam ser aproveitados e, até mesmo, reciclados. E assim, evitar todos os impactos negativos que o descarte incorreto pode trazer a natureza e a todas as pessoas.

Infelizmente também observamos que vários municípios não incentivam a separação dos materiais que podem ser reciclados.

Ou seja, falta empenho das Prefeituras e dos Governos para incentivar a separação de materiais, ou falta de recursos da mesma para viabilizarem a reciclagem de maneira correta.

O que deve conter no PGRS?

O PGRS deve conter todas as informações sobre o gerenciamento de resíduos em qualquer tipo de estabelecimento, como as seguintes atividades:

  • transporte;
  • construção civil;
  • serviços de saúde;
  • saneamento básico;
  • todas as atividades que gerem resíduos perigosos e de grande volume.

Porém, qualquer atividade pode precisar do PGRS se a legislação da localidade solicitar e não somente as mencionadas acima.

No PGRS, deve estar descrito o local, a atividade, a classificação e a quantidade de resíduos gerados. E também, como os resíduos são acondicionados e armazenados, bem como o nome dos responsáveis pelo transporte, tanto interno como externo.

Dessa forma, é preciso também conter a apresentação de alternativas para a reciclagem, reutilização e redução dos resíduos sólidos.

Você sabe qual é a importância de fazer o PGRS?

O PGRS é importante para garantir:

  • o controle interno;
  • o aumento da eficiência do gerador;
  • traz benefícios financeiros ao empreendimento;
  • faz o mapeamento das áreas de consumo excessivo;
  • diminuição da carga de trabalho dos equipamentos e também da equipe de trabalho;
  • preserva a natureza;
  • protege a saúde de todos os seres vivos;
  • cumpre todas as responsabilidades socioambientais e sustentáveis.

Percebeu como o PGRS é importante e pode auxiliar em todos os setores? Que tal compartilhar o artigo para que outras pessoas saibam mais sobre ele?

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato


Posts Relacionados

Deixe um comentário

Open chat
Olá, como posso ajudar?
Olá, como posso ajudar?