Curso NR EaD: quais podem ser realizadas?

O crescimento da educação a distância está aumentando cada dia mais, principalmente devido aos acontecimentos do último ano.

Por isso, os cursos sobre as Normas Regulamentadoras não podem ficar de fora. Mas qual o curso NR EaD que pode ser realizado nessa modalidade?

Quer saber quais são? Então, continue lendo que vamos contar tudo para você!

O que a NR 01 diz sobre o curso EaD?

Desde 2018, quando a Nota Técnica nº 54/2018 foi estabelecida, que a NR 01 (Norma Regulamentadora nº 01) é tão esperada.

Ela possibilita que aconteçam treinamentos EaD (Ensino a Distância) e semipresenciais para a área de Segurança e Saúde do Trabalho, relacionado com as Normas Regulamentadoras.

Porém, a NR 01 passou por uma revisão pela Portaria nº 915, de 30 de julho de 2019, que prevê requisitos mínimos para a utilização da modalidade de EaD e semipresencial.

Os destaques previstos na Nota Técnica nº 54/2018 de maneira não regulamentada, foram oficialmente publicados na nova NR 01.

Quais são os destaques da NR 01?

Os principais destaques da NR 01 sobre o curso NR EaD são os seguintes:

  1. Tempo do treinamento: deve ser estruturado, para o curso NR EaD e semipresencial, com a mesma duração usada para os cursos presenciais.
  2. Desenvolvimento do treinamento: todo o empregador que optar por capacitar seus alunos pela modalidade EaD e semipresencial pode desenvolver toda a capacitação, ou contratar uma instituição especializada que possa oferecer o ensino, observando em qualquer um dos casos o Anexo II e da NR 01.
  3. Conteúdo do treinamento: deve abranger todos os tópicos da aprendizagem e respeitar a carga horária estabelecida para todos os conteúdos. Não havendo dispensa das atividades práticas, que ainda são obrigatórias.
  4. Proposta pedagógica: projeto que deve valer por dois anos e atender aos requisitos seguintes: objetivo da capacitação, princípios e conceitos para a proteção da segurança e da saúde dos trabalhadores, indicação do responsável técnico pela capacitação, estratégia pedagógica da capacitação, carga horária, objetivo de cada módulo, público alvo, material didático, entre outros.
  5. Legitimidade do treinamento: as capacitações do curso NR EaD somente serão válidas quando executadas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem apropriado à gestão, aprendizagem e transmissão do conteúdo. E ainda, que o ambiente possa oferecer condições para interações entre os seus usuários, que permite integrar múltiplas mídias, linguagens e recursos.

Qual curso NR EaD pode ser realizado?

Infelizmente, a maioria das NRs obriga que os trabalhadores façam algum curso de capacitação ou treinamento presencial, nem que seja posteriormente.

Dependendo dos riscos ocupacionais em que o trabalhador está exposto e da atividade que for desempenhada, é que saberá o curso NR necessário para executar com segurança a sua atividade.

Mesmo que seja feito o curso NR EaD, os que exigirem a parte prática, devem ser ministrados presencialmente.

Sendo assim, todo o curso NR EaD podem ser feitos na modalidade de educação a distância e são totalmente válidos.

O curso NR EaD da Ambiente Training é totalmente personalizado de acordo com a necessidade de cada cliente. Nossos instrutores buscam sempre o incentivo à participação, tornando o treinamento de qualquer uma das NR dinâmico e interativo.

Entre em contato conosco e conheça o curso NR EaD que envolve qualquer uma das NRs de maneira totalmente online.

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato


Posts Relacionados

Deixe um comentário

Open chat
Olá, como posso ajudar?
Olá, como posso ajudar?