Curso NR 5: seja um cipeiro capacitado!

O curso NR 05 capacita as pessoas que vão fazer parte da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e é regulamentado pelo NR 05.

A CIPA deve estar presente em empresas privadas, públicas, sociedade de economia mista, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, órgãos da administração direta e indireta, entre outras instituições.

Saiba mais a seguir sobre o curso NR 5!

O que é a Norma Regulamentadora nº 05 (NR 05)?

A NR 05 é a do CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), que tem como objetivo evitar os acidentes e doenças decorrentes da vida e promover a saúde do trabalhador.

Para isso, é necessário observar todas as condições de trabalho dentro do ambiente de uma empresa.

A CIPA é constituída por empregados ou representantes do empregador que deve disponibilizar todos os recursos necessários para que o trabalho da CIPA possa ser realizado.

No curso NR 05 você sabe mais sobre isso!

Qual a importância da NR 05?

A NR 05 é importante para trazer mais segurança aos trabalhadores e tem as seguintes funções:

  • Verificar se as normas de segurança do Ministério do Trabalho estão sendo seguidas pela empresa;
  • Auxiliar na investigação de acidentes dentro da empresa e durante o trajeto.
  • Ajudar e discutir sobre novas medidas que possam prevenir ou neutralizar os riscos na empresa;
  • Sugerir e levar à direção melhorias para a preservação da saúde e da integridade física dos funcionários;
  • Proporcionar que todos os funcionários entendam sobre a importância das normas de segurança e de higiene do trabalho e, assim, prevenir acidentes.

Para que uma pessoa possa fazer parte da CIPA precisa fazer um curso NR 05. Vamos falar sobre ele a seguir!

Como funciona o curso NR 05?

O curso NR 05 capacita cipeiros, titulares, suplentes ou designados quanto a evitar e prevenir os acidentes e doenças que possam ocorrer devido ao trabalho.

Ele tem como finalidade o preparo para a prática de Segurança do Trabalho, tendo a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

O curso NR 05 mostra o objetivo de prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

Esse curso é realizado de acordo com os requisitos normativos, sendo válido em todo território nacional.

Os cursos da Ambiente Training, em especial o curso NR 05, são totalmente personalizados de acordo com a necessidade de cada cliente. Nossos instrutores buscam sempre o incentivo para a participação, tornando o treinamento CIPA dinâmico e interativo, facilitando muito a aprendizagem.

No curso NR 05 você vai aprender sobre a regulamentação do MTE e das legislações trabalhistas, como funciona a organização da CIPA, os riscos ambientais, uma introdução à segurança do trabalho, equipamento de proteção coletiva e individual, técnicas de análise de riscos, e muito mais!

O treinamento para os membros da CIPA é realizado em 20 horas, divididas em atividades em grupo, aulas teóricas e práticas.

Gostou do artigo? Então, aproveite e se inscreva para se tornar capacitado com o nosso curso NR 05!

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato


Posts Relacionados

Deixe um comentário

Open chat
Olá, como posso ajudar?
Olá, como posso ajudar?